quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Viagem à Cidade de Goiás - GO (1)

Todo ano os alunos do 3º ano do meu colégio fazem uma viagem para a Cidade de Goiás (conhecida também como Goiás Velho), que é uma cidade histórica e antiga capital  do estado, esse ano foi a minha vez (fui lá ontem). O ciclo do ouro na capitania de Goiás começou ali, nas margens do rio Vermelho, onde no inicio era chamado de Arraial de Sant'anna, mas tarde mudou-se o nome para Vila Boa. 
Goiás foi "descoberto" por Bartolomeu Bueno, mas conhecido como Anhanguera, que nas histórias dizem que, para fazer com que os indíos dissessem onde que tinha ouro, ele os assustou dizendo que ia colocar fogo nos rios e para demonstrar o seu "poder" pegou uma bacia, encheu de cachaça e colocou fogo, os indíos, vendo aquela "água" pegar fogo ficaram assustados e mostraram onde havia ouro (que em Goiás predominou o de aluvião).
Saímos de Goiânia ontem as 6h da manhã (madruguei -qq), a viagem teve duração de 3h (MEGA cansativo), a nossa primeira parada foi na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. 
 Muitas pessoas reclamaram de subir essas escadas, isso porque ninguém tinha visto ainda a da Igreja de Santa Bárbara (próximo post mostro ela).
Ficamos pouco tempo nessa Igeja, só o tempo de conhecer e tirar foto mesmo, depois seguimos para  a cidade (chegamos em torno de 3 minutos depois na cidade rsrs').
Depois de descer do ônibus, primeira vista da cidade. Esse rio que passa por baixo da ponte que é o Rio Vermelho.
O Rio dividia o lado rico do lado pobre da cidade (esse lado seria o rico, onde fica o antigo palácio do governador, a prefeitura etc).

Monumento em homenagem a uma das escritoras goianas mas renomadas, Cora Coralina (a casa dela atrás - a Casa da Ponte)

Cora nos observando :)

 A casa de Cora Coralina é um museu, mas que, infelizmente, não visitamos, não entendi muito bem, mas parece que a professora não quis nos levar =/ (pretendo voltar nessa cidade só pra visitar a casa da Cora).

O vendedor de sorvete - primeiro morador a nos observar, esse tanto de estudantes (mais ou menos 80 pessoas) viraram a atração da cidade rsrs'


n/b: Como vocês estão jujubas? Por hoje é isso, acho que vou demorar uma semana para postar todas as fotos que eu tirei rsrs'
Ainda vou postar no meu face as poucas fotos que tirei com meus amigos, o resto foi só da cidade mesmo -qq (também, mal tinhamos tempo de beber água, tirei boas fotos da cidade pensando em postar aqui *-*)
Beijos ;*


7 comentários:

Tânia T. disse...

Viajar é tão bom né? Adoro! *--*

Senti falta daqui! Espero que esteja tudo bem com você..

:D

Bjo grande! E um bom fds pra vc!

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Que cidade encantadora e singela. Deu vontade de conhecer. Bonitas fotos!!

Te cuida viu.

Beijo!

ps: que pecado não ver a casa de Cora rs

Nessa disse...

Oi Tay!
Que legal, adorei conhecer o local através das fotos que vc tirou, achei tudo muito lindo!!

Bjinhs*

Paty Marcelle disse...

Que fotos lindasss. Tadinhos dos índios. Muita crueldade enganarem eles assim.
Adorei as fotos.
Beijooos

Marcos de Sousa disse...

Amo cidades históricas. Adorei esse lugar.

Olive disse...

caramba, eu amo cidade históricas, queria conhecer todas elas. Aqui onde eu moro é o Recife antigo, mas infelizmente é meio perigoso andar por lá =\

Marília Pessoa disse...

Lindas as suas fotos! a viagem deve ter sido legal mesmo!
bjs

blog Trash Rock