sexta-feira, 27 de julho de 2012

A flora do cerrado: Ipês

Desde pequena fico encantada com a natureza, sua força e resistência (sem contar a beleza). E morando em Goiânia - GO, onde, a vegetação predominante é o cerrado existe uma árvore que sempre me chamou muito a atenção, e talvez vocês conheçam, o Ipê.
O Ipê (Tabebuia ochracea) também conhecido como: Piúva, Tarumã, Ipê-do-campo ou pau-d'arco-do-campo, é uma árvore nativa do Cerrado e pode ser encontrada em vários estados como: Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Suas flores podem ser: rosa, roxa, amarela ou branca, sendo raro encontrar por aqui o Ipê branco, e o pé pode medir de 4m a 6m. 
Até ano passado existia dois pés de Ipês rosa aqui na porta de casa um ficou doente e foi arrancado e o outro caiu em cima do muro durante uma "tempestade". São árvores realmente incríveis e ficam extremamente grandes se não podá-las (não sei de onde meu pai tirou a idéia de plantar aqui na porta rsrs').
Tenho que admitir que o meu Ipê favorito é o amarelo, um dos mais comuns quando se pega a estrada para o interior. Boa parte das estradas são cercadas de fazendas, e em época de floração, dá para se ver o Ipê de longe, principalmente o amarelo por causa da sua cor intensa. Agora na cidade é comum o rosa e o roxo mais claro (meio tom de lilás), as ruas ficam forradas de flores, muito bonito de se ver (pelo menos eu acho). 
Sei que falar de plantas pode não ser tão interessante para algumas pessoas como é para mim. E pensando nas épocas de floração (que por acaso está chegando), ontem eu fiz dois desenhos de Ipês (não levo NENHUM jeito para desenho, mas está valendo, neah? não),aqui estão eles:

n/b: Hey jujubas como estão? 
NHA, esses desenhos foram a prova viva que não pode se deixar tinta guache (ou aquarela) perto de mim rsrs, meu pai comprou uma caixa (não sei para que) e ontem fui estreiá-la kkk. 
Espero que tenham gostado do post, como eu gostei de escreve-lo (principalmente porque assim vocês ficam sabendo um pouco mais de mim e das minhas doiduras rsrs'). 
Ah, e alguém além de mim está anciosa(o) para assistir a abertura das Olimpíadas? Eu estou tipo: OMG', já que é na cidade pela qual tenho uma paixão platônica (que boa parte de vocês sabem), LONDRES SUA LINDA *O*
Beijos ;*

2 comentários:

Nessa disse...

Oi Tay!
Que legal o post, eu adorei!!
Realmente, acho que eu já te falei que vc tem varios talentos!!
Eu tbm gosto de pintar.

Bjinhs

Francelle Machado disse...

AAh amore, que árvores mais liindas! Parecem que foram pintadas meesmo..
E você desenha bem pacaramba né?! rsrsrs...tinta guache na minha mão vira em pinturas abstratas! rsrsrs

Ah, quando que vai passar a abertura das Olimpíadas? Eu sei que tô meega desatualizada dessas coisas, mas só por ser em Londres, eu quero muuito ver tbm! haháá

Beeijos
www.blogmymemories.com

PS.: Participe do concurso Forever Young! Nele você compartilha sua nostalgia e concorre a um pen drive de 8Gb ou uma camiseta personalizada do meu blog!
Saiba mais no site:
http://concursoforeveryoung.tk